Estudante de medicina que morreu após cirurgia em Cuiabá passou por 3 procedimentos estéticos, diz hospital
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Os pais de Ana Carolina anunciaram o fim do ciclo de orações após a morte da jovem
A estudante de medicina Ana Carolina Aguiar de Lima, de 20 anos, que morreu nessa terça-feira (15) após sofrer complicações decorrentes de cirurgia plástica realizou três procedimentos: mamoplastia, lipoaspiração e lipoenxertia, segundo o Hospital Santa Helena, onde a operação foi realizada no dia 4 de julho.
A mamoplastia é uma cirurgia que envolve alterações no tamanho, formato ou posição dos seios. Já o procedimento de lipoaspiração com lipoenxertia, realizado pela jovem, consiste na retirada de gordura de áreas com excesso, como abdômen ou coxas, para ser reaplicada em outras regiões do corpo.
☑️ Clique aqui e siga o perfil da TV Centro América no Instagram
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Em nota, o hospital manifestou pesar pela morte da jovem e disse que, após o procedimento, foram prestados todos os cuidados demandados, inclusive o atendimento da paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
"Foram prestados todos os cuidados demandados, inclusive o atendimento UTI, que, tão logo, foi transferida para outra instituição a pedido da família. No momento, o hospital está realizando as avaliações e apurações técnicas internas para aprofundar entendimento sobre o ocorrido. Nos solidarizamos com os familiares e amigos, expressando nossos mais sinceros sentimentos", diz em nota.
Segundo a família, Ana sofreu uma parada cardíaca e foi transferida ao Hospital Santa Rosa, onde morreu.
Ana Carolina Aguiar de Lima era estudante de medicina e tinha 20 anos
Reprodução
Ana estava em seu primeiro ano do curso de medicina. Em nota, o Centro Acadêmico do curso de medicina da faculdade Unic de Cuiabá lamentou a morte da estudante. Colegas da jovem também se solidarizaram com a família.
Cuidados com a cirurgia antes e depois
Segundo os especialistas, o primeiro passo para quem decide pela cirurgia plástica (reconstrutiva ou estética) é escolher um bom profissional. A primeira dica é checar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Depois, o ideal é procurar referências e ouvir a opinião de pacientes que já operaram com aquele médico.
Veja outras orientações:
Realizar exames pré-operatórios completos.
Seguir as orientações médicas antes e após a cirurgia.
Alinhar as expectativas com o médico sobre os resultados.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta que é fundamental seguir as medidas pós-operatórias para minimizar eventuais riscos.