Quatro pessoas são presas em Cuiabá por golpes em vendas de carros na internet
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Quatro pessoas são presas suspeitas de aplicar golpes em vendas de carros pela internet em Cuiabá
Reprodução
Um grupo criminoso investigado por crimes de fraudes eletrônicas cometidos na internet foi alvo da Operação Fake Broker, na manhã desta quinta-feira (17), em Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Em Cuiabá, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão.
As investigações começaram após uma denúncia de um golpe envolvendo um anúncio de um carro em uma plataforma de e-commerce, em que a vítima relatou ter transferido o dinheiro acreditando se tratar de uma transação legítima, no entanto, descobriu que se tratava de uma fraude.
☑️ Clique aqui e siga o perfil da TV Centro América no Instagram
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
De acordo com a polícia, os criminosos pegavam anúncios verdadeiros e replicavam de forma fraudulenta em plataformas digitais, oferecendo veículos que pertenciam a outras pessoas, com preços mais atrativos.
Criminosos pegavam anúncios verdadeiros e replicavam de forma fraudulenta em plataformas digitais.
Reprodução
As investigações apontaram que, após atrair as vítimas, os envolvidos mantinham contato via WhatsApp para negociar as condições de compra, enviando comprovantes falsos e requisitando transferências para contas bancárias vinculadas ao esquema.
As contas e dispositivos utilizados apresentavam um padrão de criação recente, indicando planejamento prévio e intenção de dificultar o rastreamento.
As ordens judiciais foram expedidas pela 11ª Vara Criminal da Comarca de Natal (RN) com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Saiba como se proteger de golpes virtuais e fazer compras seguras na internet